BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA
Leia com atenção:
"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura." (Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014. às 12606.)
Qual foi o objetivo fundamental do atentado? Assinale a alternativa correta:
Evidenciar o apoio do governo à Guerrilha do Araguaia (grupo que defendia os interesses do Estado forte e reacionário).
Amedrontar os estudantes que ali estavam e que representavam a nova direita brasileira, ultra conservadora.
Afrontar uma passeata subversiva promovida pelo Partido Comunista Brasileiro e demais partidos de oposição.
Perturbar a comemoração do Dia do Trabalho (reuniu cerca de 20 mil pessoas) no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Assassinar artistas e intelectuais que apoiavam uma facção de militares dissidentes e que pretendiam a queda do presidente Figueiredo.
No dia 2 de março de 1983, eleito deputado federal meses antes pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Mato Grosso, Dante de Oliveira marcou definitivamente sua participação na história do Parlamento e do país: apresentou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5. Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que refletem verdades históricas sobre a chamada Emenda Dante de Oliveira. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Segundo a Emenda novas eleições presidenciais estariam programadas para o ano de 1985.
( ) A emenda acabou não sendo aprovada, mas um plano de transição democrática acabou sendo efetivado e, em 1985
( ) As eleições presidenciais foram convocadas, de maneira indireta, e dois candidatos civis disputaram o cargo de presidente.
( ) Tancredo Neves, candidato pelo PMDB, venceu as eleições contra Paulo Maluf, do PDS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F
F; F; F; F
F; F; V; V
V; V; V; V
V; V; F; V
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que configuram as medidas mais significativas adotadas pelo presidente Dutra durante o seu mandato (1946-1951). Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Fortemente caracterizado pelo paternalismo (legitimação do governo para com as camadas trabalhadoras).
( ) Socialização dos meios de produção, sobretudo, as grandes propriedades rurais do centro-oeste brasileiro.
( ) No setor industrial, vendia-se a preço de custo, artigos de vestuário e gêneros alimentícios para trabalhadores.
( ) Absoluta exploração da classe trabalhadora com a anulação de todas as conquistas trabalhistas previstas na CLT promulgada por Vargas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; F; F
Em 1950, ocorreram novas eleições. Getúlio Vargas voltou ao governo em grande estilo. Dentre as promessas para o novo mandato, estavam (Assinale V para verdadeiro e F para falso):
( ) A retomada da industrialização nacionalista apoiada pelo Estado;
( ) Diminuição dos índices inflacionários do país;
( ) Proteção social concentrada nos trabalhadores urbanos;
( ) Implantação de um regime trabalhista focado, sobretudo, nos anseios do empresariado urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; F; F
F; F; V; V
V; F; V; F
V; V; V; F
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Evidenciar o apoio do governo à Guerrilha do Araguaia (grupo que defendia os interesses do Estado forte e reacionário).
Amedrontar os estudantes que ali estavam e que representavam a nova direita brasileira, ultra conservadora.
Afrontar uma passeata subversiva promovida pelo Partido Comunista Brasileiro e demais partidos de oposição.
Perturbar a comemoração do Dia do Trabalho (reuniu cerca de 20 mil pessoas) no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Assassinar artistas e intelectuais que apoiavam uma facção de militares dissidentes e que pretendiam a queda do presidente Figueiredo.
No dia 2 de março de 1983, eleito deputado federal meses antes pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Mato Grosso, Dante de Oliveira marcou definitivamente sua participação na história do Parlamento e do país: apresentou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5. Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que refletem verdades históricas sobre a chamada Emenda Dante de Oliveira. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Segundo a Emenda novas eleições presidenciais estariam programadas para o ano de 1985.
( ) A emenda acabou não sendo aprovada, mas um plano de transição democrática acabou sendo efetivado e, em 1985
( ) As eleições presidenciais foram convocadas, de maneira indireta, e dois candidatos civis disputaram o cargo de presidente.
( ) Tancredo Neves, candidato pelo PMDB, venceu as eleições contra Paulo Maluf, do PDS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F
F; F; F; F
F; F; V; V
V; V; V; V
V; V; F; V
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que configuram as medidas mais significativas adotadas pelo presidente Dutra durante o seu mandato (1946-1951). Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Fortemente caracterizado pelo paternalismo (legitimação do governo para com as camadas trabalhadoras).
( ) Socialização dos meios de produção, sobretudo, as grandes propriedades rurais do centro-oeste brasileiro.
( ) No setor industrial, vendia-se a preço de custo, artigos de vestuário e gêneros alimentícios para trabalhadores.
( ) Absoluta exploração da classe trabalhadora com a anulação de todas as conquistas trabalhistas previstas na CLT promulgada por Vargas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; F; F
Em 1950, ocorreram novas eleições. Getúlio Vargas voltou ao governo em grande estilo. Dentre as promessas para o novo mandato, estavam (Assinale V para verdadeiro e F para falso):
( ) A retomada da industrialização nacionalista apoiada pelo Estado;
( ) Diminuição dos índices inflacionários do país;
( ) Proteção social concentrada nos trabalhadores urbanos;
( ) Implantação de um regime trabalhista focado, sobretudo, nos anseios do empresariado urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; F; F
F; F; V; V
V; F; V; F
V; V; V; F
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F
F; F; F; F
F; F; V; V
V; V; V; V
V; V; F; V
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que configuram as medidas mais significativas adotadas pelo presidente Dutra durante o seu mandato (1946-1951). Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Fortemente caracterizado pelo paternalismo (legitimação do governo para com as camadas trabalhadoras).
( ) Socialização dos meios de produção, sobretudo, as grandes propriedades rurais do centro-oeste brasileiro.
( ) No setor industrial, vendia-se a preço de custo, artigos de vestuário e gêneros alimentícios para trabalhadores.
( ) Absoluta exploração da classe trabalhadora com a anulação de todas as conquistas trabalhistas previstas na CLT promulgada por Vargas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; F; F
Em 1950, ocorreram novas eleições. Getúlio Vargas voltou ao governo em grande estilo. Dentre as promessas para o novo mandato, estavam (Assinale V para verdadeiro e F para falso):
( ) A retomada da industrialização nacionalista apoiada pelo Estado;
( ) Diminuição dos índices inflacionários do país;
( ) Proteção social concentrada nos trabalhadores urbanos;
( ) Implantação de um regime trabalhista focado, sobretudo, nos anseios do empresariado urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; F; F
F; F; V; V
V; F; V; F
V; V; V; F
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; F; F
Em 1950, ocorreram novas eleições. Getúlio Vargas voltou ao governo em grande estilo. Dentre as promessas para o novo mandato, estavam (Assinale V para verdadeiro e F para falso):
( ) A retomada da industrialização nacionalista apoiada pelo Estado;
( ) Diminuição dos índices inflacionários do país;
( ) Proteção social concentrada nos trabalhadores urbanos;
( ) Implantação de um regime trabalhista focado, sobretudo, nos anseios do empresariado urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; F; F
F; F; V; V
V; F; V; F
V; V; V; F
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; F; F
F; F; V; V
V; F; V; F
V; V; V; F
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; V; V; F
V; V; V; V
V; F; V; V
F; V; V; V
Leia atentamente:
Uma das soluções propostas era do controle social através da presença de um Estado forte comandado por um líder carismático, capaz de conduzir as massas no caminho da ordem. Essa política foi adotada em alguns países europeus, assumindo características específicas em cada um deles. Regimes como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha foram constituídos nessa época. O sucesso das experiências italiana e alemã serviu de inspiração para as reformas políticas que ocorreram em alguns países latino-americanos: Brasil e Argentina especialmente (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 109).
Como foi proposto pelo texto anterior, havia um esquema real de controle e centralização (inspirado nas experiências autocráticas da Europa). Assim, sobre as estratégias de controle e centralização varguistas; e a reação da sociedade brasileira à essa centralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado Novo viu setores da própria oligarquia, antes opositores, aderir ao regime.
( ) O Estado protegia a economia através de organismos centralizados como o Instituto do Sal, por exemplo, e dos créditos voltados para o setor agrícola.
( ) As forças populares não foram contidas, o que prejudicou a estrutura do campo, o desenvolvimento industrial e o setor de serviços.
( ) O Departamento de Administração e Serviço Público DASP era uma ferramenta de fortalecimento do governo, os integrantes eram nomeados pelo presidente e, obviamente, subordinados ao mesmo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.
( ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.
( ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.
( ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; V
V; F; V; F
V; V; F; V
V; V; V; F